Skip Navigation LinksMy Argus / News / News Story

Printer friendly

Brasil importa 1ª carga de etanol hidratado

01 Mar 2018 22:59 GMT
Brasil importa 1ª carga de etanol hidratado

Rio de Janeiro, 1 March (Argus) — O porto de Santos está prestes a receber a primeira carga de etanol hidratado importado dos Estados Unidos, atraída pela ampla tancagem disponível e preços spot aquecidos no estado de São Paulo, principal produtor e consumidor nacional do biocombustível.

Ao menos duas embarcações estão a caminho do Brasil e a expectativa é que o produto seja descarregado na primeira quinzena de março, de acordo com participantes de mercado.

O etanol hidratado, junto da gasolina E27, é utilizado para abastecer os veículos flex no país. Não há registro de importações anteriores, uma vez que a especificação do biocombustível restringe seu uso ao Brasil e a tarifa de importação de 20pc desencorajou importações do produto.

A recente queda nas importações de diesel e gasolina levou tradings a considerar a importação de outros produtos para utilizar a capacidade de tancagem ociosa em portos brasileiros como o de Santos. "Com as oportunidades de arbitragem para o diesel e a gasolina mais escassas, as empresas que alugam espaços estão tentando acelerar a movimentação nos tanques", disse um corretor à Argus.

A operação também coincide com o pico nos preços de etanol no auge da entressafra de cana-de-açúcar. Os prêmios para o etanol anidro em relação ao hidratado chegaram aos menores patamares históricos, entre 4-6pc nos últimos três meses no mercado spot, ante a média de 10-13pc registrada nas duas últimas safras para contratos de longo prazo.

As novas importações representam uma mudança de paradigma em um mercado considerado dominado por produtores domésticos.

"Isto é bem incomum. A companhia teve de superar várias barreiras para levar esta operação adiante, a começar pela procura por um espaço adequado para tancagem no porto de Houston, já que a água pode corroer tanques que normalmente estocam anidro destinado ao mercado de exportação", disse um trader baseados nos Estados Unidos à Argus.

5466284