Conab reduz estimativas para safra de soja

  • : Fertilizers
  • 19/02/13

As estimativas para a produção brasileira de soja na safra 2018-19 foram reduzidas em 3pc em virtude do clima seco, que deverá derrubar a produtividade nas lavouras dos principais estados produtores, como Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, disse a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A perspectiva para a produção local de soja foi reduzida de 118,8 milhões de t no relatório de janeiro para 115,3 milhões de t no de fevereiro, o quinto da temporada. Muitos analistas já esperavam que a Conab manteria a tendência de queda em suas projeções mensais devido às recorrentes perdas causadas pelo tempo seco e excesso de chuvas em regiões isoladas.

A produtividade das lavouras de soja deve cair a 3,22t/ha segundo o relatório de fevereiro da Conab, o quinto deste ciclo. O volume está abaixo das 3,32t/ha projetadas em janeiro e 3,39t/ha vistas na temporada passada.

A última estimativa para a produção é 3,3pc menor que o recorde de 119,3 milhões de t colhido na safra 2017-18.

A projeção da Conab para a safra brasileira de soja é um pouco menos otimista do que a divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) no fim da semana passada.

A Conab reduziu em 3,5 milhões de t sua projeção para as exportações brasileiras de soja no ciclo atual para 71,5 milhões de t, abaixo das 75 milhões de t estimadas em janeiro.

Ainda, a Conab afirmou que o clima irregular nas principais regiões produtoras de soja no Centro-Oeste brasileiro foi um fato isolado e não deverá afetar significativamente a produtividade, confome a colheita das lavouras avança.

Na região Sul, outro importante polo agrícola brasileiro, o Paraná sofreu com a excessiva pluviosidade e luz do sol insuficiente nos estágios iniciais de desenvolvimento das lavouras, cenário seguido por tempo seco e quente em dezembro.

Ainda, a Conab elevou suas estimativas para a produção brasileira de milho na safra 2018-19 para 91,65 milhões de t, superando as 91,19 milhões de t projetadas há um mês. A alta nas projeções deriva do adiantamento do plantio da safrinha, que foi realizado logo após a colheita da safra de soja. A semeadura antecipada da safra de soja entre setembro-dezembro permitiu adiantar o plantio da safra de inverno para aproveitar o final do período de chuvas.

As estimativas para a safra brasileira de milho mostram atual grande avanço ante a safra 2017-18, que foi prejudicada pelo atraso na semeadura e tempo seco. Apesar da recuperação, a safra corrente ainda deverá ser inferior ao recorde de 97,8 milhões de t colhido na temporada 2016-17.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more