Adubos: Petrobras adia fechamento de plantas

  • : Fertilizers
  • 18/03/29

A Petrobras postergará a hibernação de suas plantas de fertilizantes localizadas em Sergipe e Bahia após a pressão exercida pelas autoridades locais sobre a decisão da empresa.

A companhia disse que está avaliando a criação de comissões para analisar alternativas ao fechamento das duas unidades. Os comitês teriam representantes dos governos estaduais e das confederações da indústria dos dois estados.

Mais cedo neste mês, a Petrobras disse que a decisão de suspender a produção nas duas plantas estava alinhada ao plano estratégico de sair da área de fertilizantes, anunciado no plano de negócios da companhia para 2018-22. Em setembro de 2017, a companhia já havia incluído os ativos de adubos no Paraná e Mato Grosso do Sul em seu plano de desinvestimento.

A Petrobras disse que consideraria alternativas ao fechamento nas plantas, contanto que estas opções não resultassem em prejuízos à companhia.

A planta de nitrogenados localizada em Sergipe (Fafen-SE) registrou prejuízos de R$600 milhões em 2017, enquanto a unidade baiana (Fafen-BA) acumulou perdas de R$200 milhões.

Juntas, as duas plantas podem produzir 900.000t/ano de amônia, 1,1 milhão de t/ano de ureia, 36.000t/ano de ácido nítrico e 150.000t/ano de CO2.

A decisão de postergar o fechamento das unidades causou desgaste político na Bahia e em Sergipe diante da proximidade das eleições no país, em outubro.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more