China eleva tarifa sobre etanol dos EUA

  • : Biofuels
  • 18/04/02

A China elevará de 30pc para 45pc a tarifa sobre importações de etanol dos Estados Unidos, produto já fortemente tributado pelo governo chinês, em meio ao acirramento das disputas comerciais com a administração do presidente norte-americano Donald Trump.

No fim do último domingo o Ministério do Comércio chinês anunciou aumento tarifário sobre 128 produtos - agrícolas, em grande parte – incluindo o etanol norte-americano. O país disse que os tributos norte-americanos sobre o aço e o alumínio da China "infringiram seriamente os interesses" do comércio chinês.

"A expectativa é que os EUA retirarão as medidas que violam as regras da Oganização Mundial do Comércio (OMC) o mais rápido possível, para que o comércio destes produtos volte ao normal entre os dois países", disse o ministério em comunicado.

O Brasil continua sendo o principal destino da maioria das exportações de etanol norte-americano, com uma média de 4.629 m³/d em 2017, de acordo com informações do Ministério do Comércio dos EUA. As importações do Canadá também superam as chinesas e somaram cerca de 3.432 m³/d em média no ano passado.

A China, no entanto, oferece o mercado com perpectiva de crescimento mais atraente. O país planeja adotar a mescla de 10pc de etanol na gasolina até 2020, volume de consumo que ultrapassa significativamente a oferta doméstica, cuja média em 2016 chegou a 446.952 m³/d. No mesmo ano, os EUA enviaram aproximadamente 2.075 m³/d de etanol.

As exportações de biocombustível norte-americano para a China recuaram em 2017 para apenas 318 m³/d, após o país ter elevado a tarifa para 30pc em janeiro.

As exportações de etanol dos EUA enfrentam desafios em seus maiores mercados. O Brasil considerou eliminar a isenção de imposto sobre os primeiros 415 m³/d a cada trimestre, em resposta à política comercial dos EUA.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more