Geada prejudica safra de trigo no Brasil

  • : Fertilizers
  • 19/07/17

Geadas no Paraná prejudicaram a safra de trigo local, provavelmente cortando a produção em até 13pc ante a estimativa mais recente e impulsionando a demanda de importação no Brasil.

O Departamento de Economia Rural paranaense (Deral-PR) prevê oficialmente que a produção de trigo alcance 3,23 milhões de t no Paraná nesta temporada, um aumento de 15pc na comparação anual. Mas essa previsão foi divulgada antes das geadas, e o especialista Carlos Hugo Godinho, do Deral-PR, disse que o estado está provavelmente "mais próximo" da produção vista em 2018, de 2,80 milhões de t. O departamento deve soltar uma nova estimativa na próxima semana.O Paraná é o maior produtor de trigo do país. Portanto, qualquer impacto sobre sua produção reflete nacionalmente. O Brasil é tradicionalmente um importador líquido de trigo.

O oeste do Paraná foi a região que mais sofreu com as geadas, mas o fenômeno também foi registrado no norte e na porção central do estado, disse Godinho.

As culturas paranaenses são mais vulneráveis às condições climáticas frias do inverno, típicas nesta época do ano.

Cerca de 39pc das lavouras de trigo no estado estavam em um estágio de desenvolvimento suscetível a perdas quando as geadas ocorreram nas madrugas de 6 a 8 de julho, disse Jhony Moller, analista da Organização das Cooperativa do Paraná (Ocepar). Embora nem todas essas áreas tenham sido atingidas pelo clima frio, "haverá perdas significativas", já que as geadas foram fortes, disse Moller.

O Paraná acabou de plantar trigo, e a colheita começa no próximo mês. O estado semeou 1 milhão de ha com o grão, segundo o Deral-PR.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê uma safra nacional de trigo de 5,5 milhões de toneladas este ano, mas o país precisará importar 7,2 milhões de toneladas para atender a demanda doméstica.

Além de ser o maior produtor de trigo do país, o Paraná é tipicamente o segundo maior produtor de milho e soja. A colheita de milho de inverno ainda está em andamento, enquanto a de soja já foi colhida.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more