Cofco vai comprar mais soja do Brasil

  • : Fertilizers
  • 19/08/05

A trading chinesa de agrícolas Cofco planeja aumentar a quantidade de soja que compra no Brasil em 5pc ao ano nos próximos cinco anos.

A Cofco está aumentando suas compras no Brasil porque atualmente vê um ambiente de negócios mais previsível, disse o chairman da Cofco, Jingtao Chi. A Cofco exportou 13 milhões de t de soja do país no ano passado, disse Chi.

A tentativa da empresa de impulsionar o comércio com o Brasil ocorre em meio a preocupações crescentes com a guerra comercial EUA-China, depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que os EUA imporiam tarifas adicionais às importações chinesas a partir de 1º de setembro.

EUA e Brasil juntos respondem por cerca de 64pc da produção mundial de soja e 84,1pc das exportações da oleaginosa. A China importa quase 57pc do volume total de soja negociado em todo o mundo, segundo dados do Departamento de Agricultura dos EUA.

A ministra da Agricultura do Brasil, Tereza Cristina Dias, disse que é cedo demais para se avaliar o impacto da guerra comercial EUA-China ou como o Brasil poderia tirar proveito dessa disputa se a China procurar alternativas para atender sua demanda doméstica.

"As discussões [entre os EUA e a China] vão continuar e vamos acompanhar de perto para ver as vantagens que o Brasil poderia ter com esse enfrentamento", afirmou a ministra.

Quando perguntada se o Brasil tem uma preferência na disputa em meio às tentativas do presidente Jair Bolsonaro de melhorar os laços políticos com os EUA, Tereza Cristina disse que o governo brasileiro não tem lados, e sua preferência é "vender produtos agrícolas brasileiros".


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more