Conab: Brasil deve registrar colheita recorde

  • : Fertilizers
  • 19/10/10

A safra brasileira de grãos e oleaginosas 2019-20 deve alcançar uma produção recorde de 245,8 milhões de t, impulsionada por um aumento na área cultivada e uma recuperação na safra de soja, que provavelmente também quebrará um recorde.

O volume total marcaria um aumento de 1,6pc ante o ciclo anterior. A área total plantada também deve atingir históricos 64 milhões de ha, um aumento de 1,1pc em relação à temporada do ano passado, informou hoje a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seu primeiro levantamento sobre a nova temporada.

Os agricultores já começaram a plantar soja e milho em algumas áreas do Sul e Centro-Oeste do país. Ambas as commodities - incluindo a segunda safra de milho, semeada após a colheita de soja - respondem por 90pc de toda a safra de grãos e oleaginosas do Brasil. Outras culturas incluídas no levantamento são girassol, cevada e amendoim, entre outras.

A produção de soja é estimada em um recorde de 120,4 milhões de t na safra 2019-20, alta de 4,7pc ante a safra 2018-19, quando condições climáticas desfavoráveis prejudicaram a produtividade em algumas regiões produtoras. A área plantada com a oleaginosa neste ano deve atingir 36,6 milhões de ha, um aumento de 1,9pc em relação ao ano passado.

Estima-se que a produção de milho atinja 98,4 milhões de t nesta temporada, uma queda de 1,7pc em relação ao recorde de 100 milhões de t alcançado em 2018-19. Os agricultores devem semear 17,5 milhões de ha com o cereal nesta temporada, praticamente estável.

A produção de algodão em pluma está prevista em 2,7 milhões de t na safra atual, 0,4pc abaixo da produção na safra 2018-19, com plantio totalizando 1,6 milhões de ha, um aumento de 1,2pc.

Exportações

A Conab estima que as exportações brasileiras de soja atingirão 72 milhões de toneladas na safra 2019-20, um pouco acima dos 70 milhões em 2018-19. Espera-se que os embarques de milho caiam de 38 milhões de t para 34 milhões de t.

As exportações de algodão em pluma estão previstas em 1,8 milhão de t, em comparação com 1,5 milhão de t em 2018-19.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more