Heringer apresenta novo plano antes de assembleia

  • : Agriculture, Fertilizers
  • 19/12/03

A empresa brasileira de fertilizantes Heringer atualizou seu plano de recuperação judicial com seis alternativas propostas para quitar dívidas sem garantia, antes da assembleia de credores marcada para hoje.

De acordo com o novo plano apresentado em 29 de novembro, a empresa propõe cortar até 75pc da dívida sem garantia de R$1,5 bilhão, dependendo do prazo e da opção de pagamento.

O pagamento pode ser antecipado em alguns casos, dependendo do aumento de capital que poderia ser obtido com a venda de uma participação de controle na Heringer para as empresas russas Uralkali e Uralchem. No plano anterior, apresentado em 18 de outubro, a empresa propôs apenas duas opções para credores quirografários.

A Heringer mantém duas tranches de pagamento da dívida sem garantia em sua primeira opção, sem corte neste caso. Na tranche A, os credores receberiam 50pc da dívida total em 15 anos, após um período de carência de três anos, tanto para o principal quanto para os juros. Para a tranche B, há um período de carência de cinco anos e pagamentos anuais até 2045.

No caso de um "evento de liquidez" - que poderia ser a venda para as produtoras russas Uralkali e Uralchem, entre outras opções - o plano propõe uma parcela de pagamento único na tranche B. Nesse caso, o corte pode variar de 30pc a 80pc sobre os 50pc da dívida que deve ser paga nesta tranche, dependendo do ano em que o evento de liquidez ocorrer.

A segunda opção proposta para credores quirografários é um pagamento único sem corte em 31 de dezembro de 2040.

Na terceira opção, a Heringer propõe novamente duas tranches de pagamento. Essa alternativa é semelhante à primeira. A diferença é que, se ocorrer um evento de liquidez, o maior corte possível é de 20pc.

Na opção quatro dada pela Heringer, da tranche A, correspondente a metade da dívida, 30pc do valor seria pago com um período de carência de um ano, enquanto na tranche B, a dívida de 50pc seria paga até 2045, com um corte de 35pc. Se o evento de liquidez acontecer, a empresa poderá antecipar o pagamento da tranche B, mas o corte seria de 30pc a 80pc sobre 50pc da dívida nessa tranche.

A opção 5 oferece o pagamento de 60pc da dívida total. Na tranche A, correspondente a metade da dívida, a Heringer teria um período de carência de três anos e pagaria essa metade em parcelas anuais até 2034.

A opção 6, a última para dívidas não garantidas, também é dividida em duas tranches e proporciona o pagamento mais rápido.

No final de setembro, os produtores russos Uralkali e Uralchem concordaram em princípio em comprar 51,5pc da Heringer. As empresas russas concordaram em pagar R$2/ação em uma nova emissão de ações que resultaria em um aumento de capital de até $110 milhões. A Uralkali e a Uralchem concordaram em subscrever qualquer uma das novas ações não adquiridas por outras empresas e, portanto, investiriam entre $59 milhões e $115 milhões.

O novo plano de reorganização precisa ser aprovado pelos credores em uma assembleia agendada para hoje.

Por Kauanna Navarro


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more