Taxa de uso das refinarias cai para 60pc

  • : Biofuels, Oil products
  • 21/04/13

A taxa de utilização das refinarias do país atingiu no início de abril o menor nível em um ano, de 60pc, em um momento de manutenções programadas e ameaças de greve nas unidades da Petrobras.

A queda acontece em meio a expectativas de maior demanda por diesel no Centro-Sul e de diminuição nas importações do combustível nas próximas semanas.

A taxa média de utilização das refinarias recuou para 62pc, em média, no dia 11 de abril, comparado ao intervalo entre 50-55pc registrado no mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME). Em março de 2020, as refinarias da Petrobras operavam com 75pc da capacidade, antes da pandemia de Covid-19 afetar drasticamente o consumo de combustíveis no país. Em abril de 2019, a taxa de utilização foi de 74,6pc.

Segundo fontes ouvidas pela Argus, a Petrobras tem manutenções programadas em pelo menos duas refinarias em abril – a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), com capacidade de 208,000 b/d, e a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), com capacidade de 239,000 b/d).

Petroleiros iniciaram uma greve na Repar em 12 de abril, depois de a companhia se recusar a suspender o período de manutenção, enquanto o Brasil enfrenta o pior momento da pandemia. O Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina afirma que o movimento se trata de uma "greve sanitária" para evitar o contágio de Covid-19.

A Petrobras não comentou sobre o assunto. A companhia possui 98pc do refino do Brasil.

A queda no suprimento doméstico acontece ao mesmo tempo em que as importações diminuem, com as incertezas em relação ao novo comando da Petrobras pesando sobre as negociações de produto estrangeiro.

As importações de diesel caíram para 892.309m³ em março, volume 5,7pc menor que o registrado no mesmo período de 2020, de acordo com dados do Ministério da Economia.

No lado da demanda, o início da colheita de cana-de-açúcar no Centro-Sul deve sustentar o interesse comprador por diesel durante o segundo trimestre do ano.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more