Brasil quer impulsionar plantio de milho

  • : Agriculture
  • 21/04/28

O Brasil buscará incentivar o plantio de milho com o programa agrícola do governo deste ano para apoiar os agricultores brasileiros, o Plano Safra, dado o crescimento estimado na demanda por ração animal.

A ministra da agricultura, Tereza Cristina, disse que sua equipe ainda está discutindo com o Ministério da Economia formas de ajustar detalhes do Plano Safra para apoiar o plantio de milho de verão e de inverno, conhecido como safrinha.

O potencial aumento da demanda doméstica por ração animal é um dos motivos para o incentivo ao plantio de milho. Cristina disse que o Ministério tem informações de planos de investimento de mais de R$20 milhões entre empresas de proteína animal.

Para a safra 2020-21, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima um recorde na produção de milho de 108,9 milhões de t, com 72,1 milhões de t indo para o consumo doméstico.

No ano passado, o Plano Safra foi anunciado em junho e ofereceu um recorde de R$236,3 bilhões em financiamento para apoiar os agricultores na safra 2021-22.

Outra área que deve ter ajuste no plano deste ano é o financiamento de projetos de armazenagem, o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA). De acordo com a ministra, o programa de empréstimo é caro devido ao seu longo prazo de vencimento, já que os agricultores têm 13 anos para pagar o financiamento. O governo estuda formas de reduzir esse prazo para oito ou dez anos no plano agrícola deste ano.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more