ANP: vendas de etanol caem em agosto

  • : Biofuels
  • 21/09/20

O consumo de etanol hidratado caiu em agosto, à medida que os preços altos na ponta varejista impactaram a demanda pelo combustível.

Segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as vendas de etanol hidratado somaram 1,30 milhão de m³, queda de 16pc na base anual e de 29pc em relação ao mesmo mês de 2019, antes da pandemia de Covid-19.

O consumo caiu em todos as regiões durante o mês, exceto na região Norte, onde as vendas aumentaram 0,4pc, para 18.270m³. No Sul e no Sudeste, que incluem os principais estados produtores de cana-de-açúcar, as vendas caíram 18pc, para 991.160m³. As duas regiões foram as mais impactadas pelos episódios recentes de geadas e seca.

A queda no consumo já era esperada entre participantes de mercado devido ao aumento do preço do etanol hidratado (E100) na bomba. Nos últimos meses, a paridade de preço do E100 em relação à gasolina permaneceu acima de 70pc na maior parte do país.

Em agosto, o presidente Jair Bolsonaro implantou duas grandes mudanças nas regras do comércio varejista de combustíveis em um esforço para conter a pressão inflacionária. Já o setor sucroalcooleiro do Centro-Sul parece pouco convencido da capacidade da medida provisória de mudar os preços.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more