O plantio da soja 2021-22 no Brasil alcançou até 23 de outubro 37pc da área projetada para ser semeada.
O plantio de soja subiu 13,1pp em relação à semana anterior, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento ( Conab). O plantio está 16,3pp à frente dos níveis do ano anterior.
A Conab monitora o plantio nos 12 maiores estados produtores de soja, que respondem por 97pc da área cultivada em todo o país: Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O ritmo mais avançado foi de Mato Grosso, com 67pc da área estimada já plantada. O clima mais favorável nas últimas semanas ajudou a avançar os trabalhos em Mato Grosso. No Paraná, o segundo maior estado produtor, a chuva excessiva reduziu o ritmo de plantio. O plantio no estado atingiu 38pc da área estimada.
Milho
O plantio da primeira safra de milho 2021-22 chegou a 38pc, alta de 5,5pp em relação à semana anterior, de acordo com a Conab. A umidade do solo e o aumento da temperatura contribuíram para o rápido desenvolvimento do milho, embora o plantio esteja 1,9pp atrás dos níveis do ano anterior.
A Conab monitora os nove maiores estados produtores, que respondem por 92pc da área cultivada em todo o país: Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A produção da primeira safra de milho 2021-22 está prevista em 28,3 milhões de t, de acordo com a Conab, alta de 14,5pc comparada a 2020-21.
Trigo
A colheita do trigo atingiu 46pc na semana passada, em comparação com 61pc na mesma semana em 2020. A colheita de trigo aumentou 7,6pp em relação à semana anterior.
A Conab monitora os sete principais estados produtores de trigo: Goiás, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Eles respondem por 98,5pc da área cultivada no Brasil.

