Estoques de etanol da Adecoagro crescem

  • : Biofuels, Fertilizers
  • 21/11/16

O grupo sucro-alcooleiro brasileiro Adecoagro acumulou estoques de açúcar e etanol em antecipação à alta nos preços, conforme a safra de cana-de-açúcar de 2021-22 se aproxima do fim.

"A produção reduzida foi mais do que compensada pelos maiores preços de açúcar, etanol e eletricidade", disse o presidente-executivo, Mariano Bosch, em uma teleconferência, acrescentando que a empresa expandiu sua capacidade de armazenamento para mais de 155.000m³ de etanol e 165.000t de açúcar.

As usinas da Adecoagro processaram 4,1 milhões de t de cana no terceiro trimestre, queda de 5pc em relação ao mesmo período de 2020. Isso resultou em uma redução de 11,2pc na produção de etanol, para 185.000m³, ante os 208.800m³ registrados no terceiro trimestre do ano anterior. A empresa também maximizou a colheita no segundo trimestre, limitando o impacto das geadas de julho na safra.

A Adecoagro respondeu às perspectivas de preços para açúcar, etanol e eletricidade aumentando suas compras de cana, madeira e outras biomassas de terceiros.

Essa estratégia, associada ao aumento da área plantada, permitiu que a empresa esmagasse 9,68 milhões de t de cana nos três primeiros trimestres da safra, um aumento de 13pc em relação ao mesmo período de 2020.

Os preços da eletricidade no mercado spot dispararam para uma média de R$ 582/MWh, em comparação a R$ 92/MWh um ano antes.

Bosch disse que a Adecoagro começou a temporada de moagem em abril favorecendo a produção de açúcar em relação ao etanol, mas o biocombustível passou a ocupar quase 100pc da sua produção no último trimestre, devido às projeções atraentes para os preços do período de entressafra (dezembro-março), quando o fornecimento de etanol costumar ser menor.

No final de setembro, os estoques acumulados de etanol totalizaram 185.650m³, ante 170.780m³ no ano passado, informou a empresa. Já os estoques de açúcar atingiram 157,85 milhões de t, o dobro do volume dos 78,73 milhões de t alcançado em 2020.

A Adecoagro aumentou recentemente sua produção de etanol anidro, permitindo o aproveitamento dos preços do combustível, que atingiram seus valores mais altos em 10 anos. A produção de anidro da empresa aumentou 38pc no terceiro trimestre, para 117.000m³.

A Adecoagro vendeu mais de U$ 2 milhões em créditos de carbono da Cbio entre de julho a setembro e disse que começaria a testar o uso de biometano em 13 de seus veículos pesados, com o objetivo de diminuir a pegada de carbono da empresa.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more