Vendas de etanol caem em outubro

  • : Biofuels
  • 21/11/22

As vendas de etanol no Brasil recuaram em outubro, estendendo a baixa observada em setembro, com a maior competição da gasolina nos postos de abastecimento.

As vendas de etanol hidratado caíram para 1,27 milhão de m³ em outubro, uma queda de 31pc em relação a 2020 e 38pc abaixo dos volumes de dois anos atrás, antes da pandemia de Covid-19, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As vendas de etanol têm caído na comparação anual todos os meses desde junho de 2021.

O consumo de etanol hidratado caiu em todo o país. O declínio foi bastante notável na região Sul, onde os estados consumiram apenas 78,6 mil m³, 40pc a menos que no ano anterior. Na região Sudeste, o consumo de etanol caiu cerca de 32pc, para 879 mil m³. Já o Centro-Oeste registrou uma queda de 29pc e o consumo no Nordeste foi quase 24pc menor. Enquanto isso, o etanol hidratado consumido na região Norte caiu apenas 7pc em relação a outubro de 2020.

Juntas, as regiões Sul e Sudeste registraram uma queda de 33pc nas vendas de etanol na comparação anual. As duas regiões abrigam os principais estados produtores de cana-de-açúcar do país, onde secas e geadas prejudicaram a produção e, portanto, provocaram aumentos nos preços do biocombustível ao longo dos últimos meses.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more