Brasil Biofuels deve produzir HVO para Vibra

  • : Agriculture, Biofuels, Electricity
  • 21/11/24

A produtora de óleo de palma Brasil Biofuels (BBF) planeja construir a primeira unidade de óleo vegetal hidrotratado (HVO, na sigla em inglês) do Brasil, após chegar a um acordo de fornecimento com a Vibra Energia, maior distribuidora de combustíveis do país.

A expectativa é de que a unidade, que será instalada na zona franca de Manaus (AM), comece a operar em janeiro de 2025, com uma produção de aproximadamente 500.000 m³/ano.

A Vibra será a única empresa a receber o produto.

Inicialmente, a Vibra planeja comercializar o HVO - também conhecido como diesel verde - para compradores na bacia amazônica, com o objetivo de contribuir para a descarbonização do mix energético da região. O produto será posteriormente vendido para outras partes do Brasil e potencialmente para o mercado de exportação.

A BBF, o maior produtora de óleo de palma do Brasil, tem múltiplos investimentos na bacia amazônica, que utiliza biodiesel à base de palma no lugar dos combustíveis fósseis.

A BBF utilizará óleo de palma de suas próprias plantações como matéria-prima. A empresa planeja expandir o plantio de palmeiras em cerca de 120.000 hectares (ha) de áreas ambientalmente degradadas na bacia amazônica.

Devido a uma lei de 2010, palmeiras não pode ser plantadas em áreas que foram desmatadas após 2007. E por causa do código florestal de 2008, as propriedades do bioma Amazônia são obrigadas a manter 80pc de sua área total em reserva.

A BBF tem estado ativa em leilões de geração de energia para regiões remotas da bacia amazônica desde 2015. Em um leilão realizado em maio, a empresa obteve concessão para abastecer 10 regiões no estado do Pará e duas áreas no estado de Rondônia, com usinas elétricas movidas a biodiesel.

A empresa tem 20 usinas desse tipo operando na bacia do Amazonas.

Por causa da redução das emissões de carbono resultantes da substituição do diesel por um combustível renovável, a BBF será elegível para emitir créditos de carbono (Cbio) das usinas.

A Câmara dos Deputados do Brasil está atualmente debatendo um projeto de lei que estipularia um cronograma para implementar misturas obrigatórias para biocombustíveis avançados, incluindo HVO, querosene de aviação verde (SPK, na sigla em inglês), ou bio-jet e outros biocombustíveis avançados.

Para a Vibra, o acordo de HVO com a BBF é parte de uma estratégia para reduzir sua pegada de carbono e se antecipar à transição energética do Brasil.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more