Mescla de B100 para 2022 segue indefinida

  • : Biofuels, Oil products
  • 21/11/26

O mandato obrigatório de biodiesel para 2022 continua indefinido após o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) não chegar a um consenso nas reuniões desta semana sobre restabelecer a mescla para 13pc, mantê-la em 10pc ou reduzi-la para 6pc.

O debate espalha incerteza entre os investidores do setor de biocombustíveis, considerando que a indústria automotiva, os importadores de combustíveis e alguns setores do governo travam uma queda de braço com os ministérios de Minas e Energia e de Agricultura, que querem retornar com a mistura de 13pc, conforme definido pela lei.

Um novo encontro do CNPE está marcado para 29 de novembro.

Pelo cronograma do mandato obrigatório, a mescla atual deveria estar em 13pc, mas tem ficado abaixo deste nível a maior parte deste ano. Conforme a legislação vigente, a mistura está programada para subir para 14pc em março de 2022, e atingir 15pc no ano seguinte.

A insistência do governo para reduzir a mistura foi apoiada pelos caminhoneiros, alguns distribuidores de combustíveis e o setor automotivo.

Já os ministérios da Agricultura e de Minas e Energia apoiam publicamente o retorno da mistura para 13pc para o primeiro bimestre de 2022 e a elevação para 14pc em março.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more