CNPE decide mescla de B100 em 10pc para 2022

  • : Agriculture, Biofuels, Oil products
  • 21/11/29

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) manteve em 10pc a mistura de biodiesel para o ano de 2022, após intensas discussões envolvendo setores do governo que defendiam um nível menor.

As discussões sobre o mandato obrigatório começaram oficialmente em 22 de novembro, porém, os membros do CNPE só chegaram a um consenso uma semana depois.

Esta decisão era aguardada por todo o mercado, pois o modelo de vendas de biodiesel deixa de acontecer por meio de leilões públicos para vendas diretas entre as usinas e as distribuidoras de combustíveis em janeiro de 2022. O governo manteve a mescla abaixo dos 13pc planejados ao longo deste ano, em meio às preocupações com a escalada da inflação.

Os produtores queriam a elevação do mandato dos atuais 10pc para 13pc em janeiro e fevereiro de 2022. O Programa Nacional de Produção de Biodiesel prevê aumentos graduais a cada ano e o cronograma contemplava uma taxa de 14pc a partir de março de 2022.

Alguns produtores estavam céticos quanto à possibilidade de o CNPE elevar a mistura para 13pc, mas não esperavam que o governo decretasse um mandato de 10pc vigente para todo o ano.

A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosone (Ubrabio) ficou desapontada com o veredito do governo porque o país está prestes a colher uma safra recorde de soja e metade das usinas de biodiesel está com capacidade ociosa. "Queríamos avançar na produção de biodiesel, mas não é a vontade do governo", disse Donizete Tokarski, diretor-superintendente da entidade, à Argus.

Para os produtores, a medida do CNPE também mantém o país distante das metas da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), cujo objetivo é promover a expansão dos biocombustíveis na matriz energética, reduzir a intensidade de carbono e assegurar previsibilidade para o mercado de combustíveis.

O governo brasileiro criou o programa de biodiesel em 2005, e o cronograma de aumento da mistura de biodiesel no diesel começou em 2008, com 2pc, com previsão inicial de atingir 14pc no ano que vem. Naquela época, a meta das autoridades era atingir 15pc até 2023.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more