EUA liberam BP Bunge para exportar etanol

  • : Biofuels
  • 22/01/26

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês) autorizou a BP Bunge Bioenergia a exportar etanol brasileiro de todas as 11 usinas do grupo para o território norte-americano. Três usinas da companhia já contavam com certificação.

Formada em 2019 pelo grupo petrolífero britânico BP e a gigante norte-americana dos alimentos Bunge, a joint venture BP Bunge Bioenergia atua em todo o processo produtivo da cana-de-açúcar, do processamento à venda de biocombustível e açúcar.

A aprovação da EPA abre novas portas para a especificação brasileira no mercado dos EUA. A empresa tem capacidade de produção de 1,7 milhão de m³ de etanol por safra e opera em cinco estados brasileiros: Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

Os EUA continuam entre os principais destinos de exportação do etanol brasileiro, ainda que sua participação tenha caído desde o início da pandemia. Em 2021, os EUA receberam 24pc do etanol produzido no Brasil, um resultado abaixo do ano anterior, quando o país representou 62pc do total.

Já a Coreia do Sul emergiu como a líder deste mercado no ano passado, com 40pc do total, conforme intensificou as compras de etanol industrial. Em 2019, a participação do país asiático nas exportações brasileiras era de 27pc.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more