Petrobras ganha mais tempo para vender refinarias

  • : Crude oil, Oil products
  • 22/03/25

O tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu mais tempo para a Petrobras concluir a venda de sete refinarias originalmente programadas para serem vendidas até o fim de 2021.

O Cade concedeu a prorrogação depois que a estatal submeteu pedido para readequação dos prazos, citando a situação econômica interna e externa, além de informações referentes às negociações das próprias refinarias. O tribunal do Cade não divulgou o novo cronograma "para não prejudicar a negociação dos ativos a serem desinvestidos", segundo uma nota publicada na quarta-feira.

No ano passado, o Cade concedeu várias prorrogações de prazos para a assinatura de contratos de compra e venda, mas se manteve firme no prazo de 31 de dezembro de 2021 para fechamento das transações. A Petrobras concluiu um acordo dentro do prazo original — a venda da refinaria Mataripe, que tem capacidade de 54.000 m³/d, por $1,8 bilhão para o fundo Mubadala, de Abu Dhabi.

Apenas outros dois acordos de venda foram assinados, um acordo de $33 milhões junto ao banco canadense Forbes para a refinaria SIX, de 987 m³/d, e um acordo de $189,5 milhões com a distribuidora de combustíveis brasileira Atem para a refinaria Isaac Sabba (Reman), de 7.500 m³/d — a última atualmente sob a análise do Cade.

Executivos da Petrobras dizem que os acordos pelas refinarias Lubnor, de 1.315 m³/d, e Gabriel Passos (Regap), de 27.200 m³/d, devem ser assinados neste ano. O relançamento dos processos de venda das refinarias Alberto Pasqualini (Refap), de 34.200 m³/d, e Presidente Getúlio Vargas (Repar), de 34.200 m³/d, deve ocorrer provavelmente só depois da eleição presidencial em outubro. Uma nova rodada de licitação para a refinaria Abreu e Lima (Rnest), de 37.800 m³/d, só deverá ser lançada após o início das obras de um segundo trem de refino, um projeto previsto para 2024.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more