O governo federal reduziu os impostos de importação sobre vários produtos com o objetivo de conter o avanço da inflação, especialmente nos preços dos alimentos.
Os produtos que tiveram suas tarifas reduzidas a zero incluem o trigo e a farinha de trigo. O grão de milho, que já estava com alíquota zero, teve seu período de isenção prorrogado. A medida é válida até 31 de dezembro.
A tarifa de importação de ácido sulfúrico até uma cota de 1 milhão de t, que era de 3,6pc, também foi eliminada. O ácido sulfúrico é uma das principais matérias-primas para a indústria de fertilizantes.
O Mancozeb - um defensivo agrícola utilizado no cultivo de arroz, batata, feijão, soja, alface, milho e tomate - teve sua taxa reduzida de 12,6pc para 4pc.
Alguns tipos de vergalhões de aço, biscoitos, bolachas, produtos de padaria, carne desossada e carne de frango também tiveram suas tarifas de importação zeradas ou reduzidas.
O anúncio foi feito pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex/Camex). Os produtos foram incluídos na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec), um instrumento de alteração tarifária previsto no Mercosul, que permite que os países membros do bloco apliquem tarifas de importação diferentes daquelas previstas na Tarifa Externa Comum (TEC).

