Petrobras retoma processo de venda de refinarias

  • : Biofuels, Oil products
  • 22/06/28

A Petrobras reiniciou o processo de venda de três refinarias que anteriormente não atraíram ofertas satisfatórias, em meio à crise da alta dos combustíveis que ameaça a política de preços da estatal.

Horas após a aprovação de Caio Mário Paes de Andrade pelo conselho ao cargo de presidente da empresa, a Petrobras informou que retomou o processo de desinvestimentos da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul, da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, ambas com capacidade de 208.000 b/d, e da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), em Pernambuco, com capacidade de 203.000 b/d, além dos ativos logísticos associados.

A Petrobras arquivou o processo de venda dessas unidades em 2021, depois de ter recebido ofertas inferiores aos valores estabelecidos pela companhia. No caso da Rnest, não houve oferta de compra e a empresa atribui o entrave ao trem de refino não finalizado, que faz parte do plano de investimento de $68 bilhões entre 2022-26.

O aquecimento do mercado de combustíveis no mundo é visto como uma das motivações para o relançamento das vendas de refinarias. Antes, executivos da empresa diziam que essa retomada só aconteceria depois das eleições em outubro.

Por enquanto, a Petrobras vendeu uma refinaria, a Mataripe, com capacidade de processamento de 333.000 b/d, para o Mubadala, fundo de investimento de Abu Dhabi, por $1,8 bilhão. Outros três acordos de venda foram assinados: o de $33 milhões com o banco canadense Forbes pela refinaria SIX, com capacidade de 6.000 b/d; o de $189,5 milhões junto à Atem pela Refinaria Isaac Sabbá, com capacidade de 46.000 b/d; e o acordo para a venda da Lubnor, com capacidade de 8.000 b/d, para a Grepar Participações.

As negociações para a Refinaria Gabriel Passos (Regap), com capacidade de 166.000 b/d, estão em andamento, segundo executivos da Petrobras.

As vendas são parte de um amplo esforço do governo para abrir o segmento de downstream (refino, distribuição e revenda), visando maior competição.

Em meio ao impacto da alta do petróleo nos preços de combustíveis após o conflito entre Rússia e Ucrânia, o presidente Jair Bolsonaro demitiu dois presidentes da Petrobras neste ano por não atenderem ao apelo de evitar reajuste de preços nas refinarias.

Por Nathan Walters


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more