Yara emite CRA para financiar compra de fertilizantes

  • : Agriculture, Fertilizers
  • 22/07/27

A produtora norueguesa de fertilizantes Yara ajudará 26 varejistas e cooperativas agrícolas no Brasil a financiar a compra de fertilizantes após levantar R$520 milhões em uma emissão de títulos.

A Yara emitiu os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) com a companhia de seguros Ecoagro, por meio do Banco Alfa. A operação financeira foi concluída em junho, informou a Yara na segunda-feira. O dinheiro será usado para financiar agricultores e cooperativas em todo o Brasil.

Os CRAs são títulos de renda fixa garantidos por recebíveis comerciais feitos entre produtores rurais ou cooperativas e empresas ligadas à agricultura. Eles cobrem financiamentos ou empréstimos relacionados à venda ou à produção, incluindo insumos e máquinas utilizadas na atividade agrícola.

Esta é a quarta vez que a Yara emite este tipo de título no mercado brasileiro. Em 2021, a empresa emitiu R$335 milhões em títulos por meio de CRAs.

Historicamente, as operações de troca, conhecidas como barter, são a forma mais comum de financiamento das culturas brasileiras. Mas os preços mais altos dos fertilizantes tornaram a relação de troca menos favorável aos agricultores em comparação com um ano atrás, pois eles precisam fornecer mais grãos em troca de uma cesta de NPK. Em Sorriso, estado de Mato Grosso, a relação de troca de soja está 7,03 sacas/t mais alta do que no final de julho de 2021, enquanto no milho houve um aumento de 33,16 sacas/t.

De acordo com a Yara, a matriz de financiamento do agronegócio está mudando e a indústria provavelmente vai explorar mais o mercado de capitais no futuro.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more