Movimentação de carga em portos do Paraná sobe em março

  • : Agriculture, Fertilizers
  • 23/04/12

O aumento das exportações e importações contribuiu para alta de 11pc na movimentação de carga nos portos de Paranaguá e Antonina, no Paraná, em março ante um ano antes.

A movimentação de carga em março subiu para 5,6 milhões de toneladas (t), acima dos 4,8 milhões de t no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Portos do Paraná.

As importações em março aumentaram para 1,9 milhão de t, alta de 6pc em relação ao ano anterior. As chegadas de fertilizantes caíram 13pc, para mais de 755.760t.

As exportações em março subiram para 3,4 milhões de t, aumento de 13pc em relação ao mesmo mês do ano passado. Os embarques de soja caíram para 1,2 milhão de t, queda de 19pc na comparação com março de 2022. As exportações de milho subiram para quase 517.115t em relação às mais de 107.230t do ano anterior.

A movimentação de carga em Paranaguá subiu 17,9pc em março em relação a fevereiro. No acumulado do ano, a movimentação totalizou 14,1 milhões de t entre janeiro-março, aumento de 0,2pc ante o mesmo período do ano passado.

As exportações de soja caíram 36pc, para 2,1 milhões de t no acumulado do ano, enquanto as exportações de milho mais do que triplicaram para 1,9 milhão de t. As importações de fertilizantes entre janeiro-março diminuíram 28pc, para 2,2 milhões de t.

O porto de Paranaguá também movimenta outras commodities, como combustível, trigo e óleos vegetais, bem como com produtos industriais.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more