A fabricante de etanol à base de milho Inpasa Brasil, subsidiária da paraguaia Inpasa, investirá R$1,2 bilhão na construção de uma nova usina no Mato Grosso do Sul, aumentando sua presença no cinturão produtor de biocombustíveis do Centro-Sul.
A Inpasa instalará uma nova unidade em Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul, o terceiro maior produtor de grãos do país, atrás de Mato Grosso e Paraná. O início das operações está programado para a segunda metade de 2024.
Além do milho, a empresa também está considerando processar etanol a partir de outras culturas à base de amido, como o sorgo. Mas nenhum outro detalhe foi divulgado.
A decisão acontece na esteira do anúncio da Raízen de que [irá expandir sua unidade de Caarapó para produzir etanol de segunda geração (2G)](2G) e do projeto da Atvos de investir na produção de biogás à base de resíduos da moagem de cana-de-açúcar.
As companhias estiveram presentes em um evento de negócios organizado pelo governo do Mato Grosso do Sul.
"O Estado tem uma agricultura e produção de matéria-prima bem estruturada, em expansão, assim como a segurança e o incentivo do Governo do Estado", disse o vice-presidente da Inpasa Brasil, Rafael Ranzolin. "Ficamos confortáveis em investir aqui."
A Inpasa possui outra usina no mesmo estado, em Dourados, e duas no Mato Grosso – em Nova Mutum e Sinop.

