BNDES aprova financiamento para etanol de grãos da Be8

  • : Agriculture, Biofuels
  • 24/03/28

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um investimento de R$729,7 milhões para a produtora de biodiesel Be8 construir uma usina de etanol de grãos no Rio Grande do Sul, com capacidade de processar 209.000 m³/ano do biocombustível.

O Programa BNDES Mais Inovação fornecerá R$500 milhões deste total, como parte de esforços do governo federal em prol da transição energética.

A Be8 instalará a planta à base de grãos em Passo Fundo (RS), onde também opera uma unidade de biodiesel. A região do Sul possui um clima mais temperado do que o restante do Brasil, dificultando o cultivo de cana-de-açúcar, a matéria-prima mais utilizada para produzir etanol no país.

A construção está programada para começar ainda neste ano e as operações devem ter início em 2026, de acordo com a empresa.

A usina, que poderá produzir hidratado e anidro, terá capacidade suficiente para atender 20pc da demanda do estado pelo biocombustível, informou a companhia. Hoje, o Rio Grande do Sul importa quase todo seu consumo de etanol de outros estados.

Trigo, triticale, milho e outros cereais poderão ser utilizados como matérias-primas para o produto.

A planta processará 525.000t por ano de grãos para produzir etanol e grãos secos de destilaria (DDG, na sigla em inglês).

Recentemente, a Be8 e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) firmaram um acordo de cooperação técnica para fabricar o biocombustível a partir de triticale.

A unidade é um dos vários projetos de etanol à base de amido e não de cana-de-açúcar planejados para os estados do Sul nos próximos anos.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more