Unica: UE trava acesso ao mercado de etanol

  • : Biofuels
  • 18/05/03

As negociações entre União Europeia (UE) e Mercosul sobre um acordo de livre comércio não estão melhorando o acesso do etanol sul-americano ao mercado europeu, de acordo com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica).

O Mercosul – bloco composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – pode desistir das negociações caso não seja obtido um acordo "razoável" para o comércio de açúcar e etanol, disse a Unica.

A comissão europeia buscava selar um acordo político com o Mercosul antes do fim de 2017, o que implicaria em maiores volumes de etanol fabricado em países do Mercosul entrando na UE.

Na semana passada, o bloco europeu disse que as conversas com o Mercosul não estavam avançando. A assessora sênior da presidência da Unica para assuntos internacionais, Geraldine Kutas, disse que "as ofertas da UE estão aquém do aceitável para o Mercosul".

A Unica já havia dito que as ofertas da UE eram insuficientes. O grupo solicitou uma cota de 600.000t para o etanol biocombustível e livre acesso ao mercado para o etanol destinado a outros propósitos.

"O setor agrícola do Mercosul sempre apoiou um acordo, mas isso não pode ser dado como certo se a proposta não oferece real acesso ao mercado", disse Kutas.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more