Acordo entre Heringer e empresas russas fracassa

  • : Agriculture, Fertilizers
  • 20/01/06

A produtora brasileira de fertilizantes Heringer não conseguiu chegar a um acordo com a Uralkali e a Uralchem a respeito da venda de uma fatia de controle para ambas as empresas russas, encerrando mais de três meses de negociações.

O término das tratativas no final de dezembro ocorreu apenas alguns dias depois de o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovar a transação. Essa havia sido uma etapa necessária para o fechamento do negócio depois que os credores aceitaram o plano de reorganização da empresa, que propôs cortar até 75pc de sua dívida não garantida de R$1,5bilhão.

As empresas russas anunciaram em setembro que haviam concordado em comprar 51,5pc da Heringer, posteriormente adquirindo o restante por meio de um aumento de capital.

Depois que os reguladores aprovaram o plano, a aprovação dos acionistas da Heringer ainda era necessária para se concluir o negócio. A produtora canadense Nutrien possui uma participação de 9,5pc e a OCP, do Marrocos, outros 10pc, dando a cada uma delas o direito de preferência nas ofertas pela empresa brasileira.

No comunicado datado de 27 de dezembro, a Heringer informou que as partes não chegaram a um consenso "não obstante terem envidado os seus melhores esforços para concluir as negociações em termos e condições aceitáveis".

Antes das dificuldades financeiras eclodirem, a Heringer operava mais de 20 misturadoras e uma planta de SSP no Brasil.

Por José Roberto Gomes


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more