Distribuidoras inovam para se destacar

  • : Oil products
  • 20/09/15

As distribuidoras regionais Grupo Dislub Equador (GDE) e o Grupo Fit estão apostando em inovações tecnológicas para ganhar espaço e destaque no segmento de revenda.

As iniciativas têm como objetivo elevar a gama de serviços e produtos e aumentar a visibilidade de suas respectivas marcas em um mercado ainda dominado por três grandes bandeiras, que são BR, Raízen e Ipiranga.

O grupo Fit oferece desde 2019 um serviço de entrega de combustível ao consumidor chamado Gofit em uma área restrita aos bairros Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Vargem Pequena, localizados na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A empresa foi autorizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em dezembro de 2019 a operar na área como parte de um projeto piloto em que a distribuição é limitada à venda a partir de um posto de bandeira branca, estabelecido nos moldes de regulação chamada de "sandbox". O modelo de regulação prevê um monitoramento de novas práticas promovidas por agentes de mercado durante um período de teste em que o regulador avalia e elabora um novo quadro regulatório adequado ao novo modelo de negócios.

Em caso de parecer positivo da ANP ao final do período de monitoramento em maio de 2021, a empresa pretende consolidar sua presença na região Sudeste antes de ampliar sua cobertura nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Norte do país.

A nova modalidade deve permitir que empresas de bandeira branca possam oferecer o serviço como um diferencial para conquistar mais consumidores e promover a competição entre os agentes de mercado, de acordo com Ricardo Magro, representante do grupo.

"O aplicativo é uma maneira de dar poderes competitivos a pequenos postos que, antes, não tinham condições de disputar de igual para igual com grandes redes. Com o app, o posto de combustível que oferecer preço justo terá condições de atingir um público maior e entrar em regiões dominadas por redes que cobram preços mais caros", disse Magro em nota à Argus.

De acordo com a empresa de consultoria Aprix, o preço da gasolina comum vendida nos postos de bandeira branca ficou R$0,059/l, em média, abaixo do preço praticado nos postos das três maiores redes do país em 13 de setembro.

GDE aposta em gasolina premium diferenciada

Já a distribuidora regional Grupo Dislub Equador, com presença nas regiões Norte e Nordeste, apostou no lançamento de uma gasolina premium, ou aditivada, para concorrer neste segmento. A companhia usa a tecnologia da empresa californiana GreenPlus na sua oferta de gasolina premium, chamada de Dura Mais+ e homologada em maio de 2019.

A empresa já comercializa o produto em 146 postos nas regiões Norte e Nordeste e em um posto em Sinop, na região Centro-Oeste. A gasolina DuraMais+ tem um rendimento 10pc maior em comparação à gasolina comum, de acordo com o grupo, e pode reduzir em até 50pc as emissões de gases de efeito estufa.

A empresa, que tem como acionista majoritário a trading holandesa Vitol, detém uma participação no mercado de distribuição de 14pc na região Norte e 2,6pc na região Nordeste, de acordo com dados da ANP.

Por Amance Boutin


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more