Governo cogita corte de imposto no diesel

  • : Oil products
  • 21/01/28

O presidente Jair Bolsonaro está considerando uma redução do imposto federal PIS/Cofins como forma de evitar uma nova greve nacional dos caminhoneiros no dia 1 de fevereiro.

Bolsonaro declarou ontem que a diminuição do imposto poderia reduzir o impacto do aumento recente no preço do diesel anunciado pela Petrobras. O PIS/Cofins incidindo sobre o diesel A é de R$355/m³, segundo a Receita Federal. "Reconhecemos o valor dos caminhoneiros para a economia, apelamos para eles que não façam greve, que todos nós vamos perder, todos, sem exceção. Agora, a solução não é fácil, estamos buscando uma maneira de não ter mais este reajuste", Bolsonaro disse a repórteres em Brasília ontem. Durante a campanha presidencial, em maio de 2018, Bolsonaro defendeu caminhoneiros na greve contra a adoção de uma política de preços baseada no mercado pela Petrobras. Caminhoneiros, que o apoiaram naquele momento, estão se questionando se ele os auxiliará novamente. Bolsonaro foi cuidadoso ao declarar que não interferirá nas decisões de preço da Petrobras. Importadores recentemente acusaram a estatal de abandonar a paridade de preços de importação em um esforço para conter a greve. A empresa nega as alegações e aumentou ontem os preços domésticos do diesel em 4,2pc. A Petrobras afirma que impostos estaduais e federais estão por trás dos aumentos nos preços, por volta de um terço dos quais refletem vendas em atacado.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more