Ultrapar reafirma interesse na Refap

  • : Biofuels, Oil products
  • 21/02/25

A Ultrapar reafirmou seu interesse na Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), com capacidade de processamento de 201.000 b/d, localizada no Rio Grande do Sul.

A privatização parcial do setor de refino do país melhorará a dinâmica e a competitividade no setor de combustíveis, de acordo com o presidente da Ultratar, Frederico Curado. "Temos premissas válidas para esse investimento e não há sinal de que a Petrobras mudará o curso das negociações", disse hoje Curado, em teleconferência sobre os resultados financeiras.

Participantes de mercado têm demonstrado receio em relação ao plano de desinvestimento da Petrobras, que inclui a venda de oito refinarias até o fim deste ano, depois de o presidente Jair Bolsonaro ter indicado o general Joaquim Silva e Luna para substituir Roberto Castello Branco no comando da estatal.

Bolsonaro anunciou a indicação por meio de suas redes sociais na semana passada, mesmo depois de ter dito que não haveria interferência do governo na estatal, ao reclamar sobre os recentes aumentos nos preços de combustíveis.

Em meio à turbulência causada pela mudança na gestão da Petrobras, a Ultrapar reafirmou seu interesse na Refap, anunciado em janeiro.

As vendas de combustíveis da Ipiranga, braço de distribuição da Ultrapar, caíram 5pc, para 5,8 milhões de m³, no quarto trimestre de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior, resultado do efeito negativo da pandemia no consumo ao longo do ano. As vendas de diesel da companhia recuaram 2pc, para 2,8 milhões de m³, enquanto as vendas do Ciclo Otto apresentaram queda de 9pc, para 2,8 milhões de m³.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more