A chinesa BYD iniciou a montagem de carros na sua fábrica no Brasil em 1º de julho, anunciando a produção de três modelos de carros semi desmontados (SKD, na sigla em inglês).
A BYD começou importando três modelos de carros semi desmontados em sua nova fábrica em Camaçari, na Bahia. Os carros vêm parcialmente montados e pintados da China, passando apenas por uma montagem final no Brasil.
A empresa espera produzir 50.000 carros/ano, aumentando para 150.000 carros/ano em 2026. As estimativas da BYD chegam até 600.000 carros/ano nos próximos cinco anos, quando a fábrica alcançar a capacidade total de produção. A unidade foi inicialmente programada para começar a operar em março, porém uma investigação sobre assédio trabalhista atrasou a abertura.
A unidade servirá como um hub de exportação da BYD na América Latina, fornecendo veículos para outros mercados no continente, como Argentina, Chile e Colômbia. Porém, inicialmente atenderá apenas o mercado brasileiro.
Para os próximos 12 meses, a fábrica focará exclusivamente na montagem de unidades semi desmontadas. Depois disso, a empresa iniciará a fabricação completa de veículos no Brasil, de acordo com o vice-presidente da BYD no Brasil, Alexandre Baldy.
A empresa planeja nacionalizar sua cadeia de suprimentos, adquirindo peças de 106 empresas qualificadas após o término da fase de semi desmontados. Apenas a fabricante de pneus Continental — que opera uma fábrica vizinha na Bahia — começará fornecendo componentes para a BYD imediatamente.
A BYD também começou uma parceria com cientistas brasileiros para desenvolver um motor híbrido flex, que combina a bateria elétrica com o motor à combustão flex. Esse modelo visa adaptar os modelos híbridos plug-in (PHEV, na sigla em inglês) da BYD para se adequar melhor ao mercado nacional, onde mais de 90pc dos carros são flex.
O modelo BYD Dolphin Mini — comercializado como Dolphin Surf na Europa — foi o primeiro veículo produzido em Camaçari. A empresa também montará o modelo PHEV Song Plus, o carro mais vendido da marca no Brasil e o Sedan King, um competidor direto do Toyota Corolla.