Soja: Tarifas chinesas podem remodelar mercado

  • : Fertilizers
  • 18/07/24

Após adotar tarifas de importação retaliatórias sobre produtos dos Estados Unidos, a China poderá comprar mais soja a partir de grandes exportadores globais como Brasil, Argentina e Paraguai, mas a produção destes países não deve ser capaz de substituir integralmente os embarques norte-americanos, disse o agente de navios Banchero Costa.

Brasil e Argentina consideram até mesmo importar soja norte-americana para uso no mercado doméstico ou re-exportação para atender à demanda chinesa, afirmou o agente.

Esta mudança no comércio deverá elevar a movimentação de granéis nas rotas entre a costa do Golfo Americano e a costa leste da América do Sul e nos trechos a partir desta região até a China, diante da redução do tráfego de mercadorias entre EUA-China. A mudança no fluxo traz "desafios e oportunidades, dependendo de como operadores de navios posicionarem suas embarcações", disse Costa.

As rotas no Mar Mediterrâneo também podem ser afetadas, uma vez que vendedores na Rússia, Ucrânia e Cazaquistão venderem mais trigo, milho e soja a mercados chineses e europeus.

Enquanto as tarifas de importação estiverem vigentes, outros países devem se beneficiar da queda nos preços da soja norte-americana e elevar seus estoques, disse Banchero Costa. As compras de soja dos EUA mais do que dobraram no Egito e Paquistão neste ano-safra que termina em agosto, disse o agente, parcialmente refletindo a queda nos preços da soja norte-americana devido à intensificação dos conflitos comerciais com a China.

A China é o principal importador global de soja, e os EUA atendem cerca de 39pc da demanda chinesa, segundo o Conselho Norte-Americano de Exportadores de Soja.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more