Soja: Alta demanda impulsiona plantio

  • : Fertilizers
  • 18/11/16

O aumento na demanda por soja brasileira, sobretudo a partir da China, está motivando agricultores locais a expandirem suas lavouras no ciclo 2018-19 e fez com que o plantio alcançasse níveis recordes em outubro, disse a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Em seu segundo relatório de acompanhamento da safra de grãos 2018-19, a Conab disse que a semeadura já alcançou um recorde de 81pc da área programada em Mato Grosso – maior produtor nacional da oleaginosa -até o final de outubro, superando os 40,5pc registrados nesta mesma época na safra passada. A pluviosidade favorável ajudou agricultores a anteciparem a temporada, o que deve implicar em uma colheita antecipada. Tradicionalmente a coleta no estado começa em janeiro.

Segundo maior produtor de soja no país, o Paraná havia semeado 88pc de suas lavouras até 13 de novembro, disse o Departamento de Economia Rural do estado (Deral-PR).

A Conab estima que a produção de soja atingirá entre 116,8 milhões-119,3 milhões de t no ciclo atual, em comparação com o recorde de 119,3 milhões de t visto na safra 2017-18. Em sua primeira projeção para a safra atual, divulgada em 11 de outubro, a Conab estimou a produção entre 117 milhões-119,4 milhões de t.

Agricultores brasileiros devem cultivar 36,12 milhões de ha com soja na temporada atual, prevê a Conab. Se confirmada a estimativa, a área plantada será 2,8pc superior à da safra passada.

A Conab elevou em 1 milhão de t para 76 milhões de t suas estimativas para as exportações brasileiras de soja no ciclo atual, em linha com os patamares do ano passado. A Conab destacou que, caso a demanda chinesa continue a se fortalecer, os embarques podem superar suas projeções.

Quanto à produção de milho, o órgão estima que o Brasil colherá entre 90 milhões-90,95 milhões de t no ciclo 2018-19, ante 89,7 milhões-91,1 milhões de t projetadas em outubro. A estimativa aponta para recuperação das lavouras, após a queda de 17pc na produção de milho da safra 2017-18 devido à baixa produtividade e redução na área cultivada com o grão.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more