Oferta de Cbios supera meta para 2021

  • : Biofuels, Emissions
  • 21/09/09

A pouco menos de três meses para o fim do ano, a soma de créditos de descarbonização, os CBios, à venda na B3 já ultrapassou a meta estabelecida pela Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) para 2021.

Os produtores de biocombustíveis emitiram 21 milhões de Cbios até então, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Somando a esse número a quantidade de créditos emitidos e não aposentados em 2020, o estoque já ultrapassa a meta de 25,22 milhões de Cbios definida para 2021.

Até agora, as distribuidoras de combustíveis já adquiriram cerca de 13 milhões de Cbios, mais da metade dos créditos disponíveis na B3.

Cada crédito equivale à remoção de uma tonelada de CO2 da atmosfera por meio da substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis. Os produtores emitem voluntariamente Cbios com base na classificação de eficiência energética e sustentabilidade ambiental do volume de biocombustíveis vendidos.

O Brasil lançou o Renovabio em 2016 para estabelecer metas nacionais anuais de descarbonização para o setor de combustíveis, que são divididas em metas individuais obrigatórias para as distribuidoras de combustíveis. Para cumpri-las, as distribuidoras de combustíveis precisam "aposentar" os Cbios adquiridos na Bolsa de Valores.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more