Acordo traz tranquilidade a caminhoneiros

  • : Oil products
  • 19/04/23

A reunião realizada na segunda-feira entre representantes dos caminhoneiros e o ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, trouxe "tranquilidade" ao setor ao desenhar um acordo que, entre outros pontos, transfere o custo do diesel para a tabela de fretes, informou a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA).

O acordo entre governo e caminhoneiros inclui ainda propostas como estudar a eliminação de algumas multas aos caminhoneiros, promover mecanismos de fiscalização em relação à adoção de uma referência de custo do piso mínimo do frete.

Outro termo do acordo foi a celebração de um termo de compromisso com entidades representantes da categoria para tornar a fiscalização mais efetiva e facilitar a contratação de autônomos. Membros do ministério, porém, não forneceram informações sobre quais multas poderiam ser extintas e que métodos usaria para aumentar o nível de fiscalização.

O governo também assumiu compromissos de médio e longo prazo que incluem a construção de mais pontos de parada e a formação de cooperativas visando inibir a atuação de atravessadores no processo de negociação.

"A categoria estava em um momento de inquietação e insegurança... Por isso, era necessária uma resposta coerente do governo para aquilo que realmente é um problema", disse o presidente da CNTA, Diumar Bueno, em nota. "[Isso} amenizou as tensões da categoria", disse ele.

A reunião de ontem durou mais de quatro horas e contou com integrantes da CNTA e cerca de 20 lideranças dos caminhoneiros.

No dia 17 de abril, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, anunciou um reajuste médio de 4,5pc a 5pc nos preços de diesel praticados nas refinarias da estatal, resultando em um aumento médio de R$0,10/l. Anteriormente, em 11 de abril, a estatal havia anunciado um reajuste de 5,7pc nos preços de diesel nas refinarias, mas voltou atrás no mesmo dia, informando que havia "revisado suas posições de hedge" e que "havia margem para espaçar mais alguns dias o reajuste do diesel".

Em 26 de março a Petrobras anunciou que só reajustaria os preços do diesel a cada pelo menos 15 dias, para tentar evitar a repetição de uma greve nacional de caminhoneiros como a que ocorreu em maio de 2018. A Petrobras disse à época que o congelamento foi complementar ao hedge de preço de diesel adotado em dezembro de 2018, que pretendia aliar a garantia de resultados financeiros com a política de preços da Petrobras baseada no mercado internacional.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more