Bolsonaro cogita reduzir mistura de etanol

  • : Biofuels, Oil products
  • 21/09/24

O presidente Jair Bolsonaro culpou a mistura de etanol anidro pelos altos preços da gasolina, sugerindo que ele poderia pressionar para reduzir a mistura, em mais uma potencial ofensiva sobre a indústria de biocombustíveis.

Em sua transmissão semanal nas redes sociais, Bolsonaro disse que "o preço da gasolina pode diminuir um pouco se diminuir a concentração de etanol na gasolina".

Segundo a legislação atual, o Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (Cima) tem autoridade para estabelecer a mistura de anidro em 18-27pc.

Bolsonaro disse que a gasolina custa "em média R$2,00 na refinaria", acrescentando que os "preços aumentam porque o etanol é adicionado".

A discussão em torno de uma possível redução na mistura de etanol, atualmente em 27pc para a gasolina E27, surge após a indústria de biodiesel enfrentar uma série de reduções na mistura obrigatória em resposta a preocupações governamentais quanto ao aumento dos preços dos combustíveis.

O governo Bolsonaro baixou a mistura de biodiesel, usada em caminhões e máquinas agrícolas, em várias ocasiões neste ano. No início deste mês, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) reduziu de 12pc para 10pc o mandato de mistura para o leilão de biodiesel de outubro, que abastecerá o mercado para os meses de novembro e dezembro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu quase 10pc no período de 12 meses encerrado em agosto, o nível mais alto para o mês em mais de duas décadas, em grande parte devido ao aumento dos preços da energia.

As usinas da região Centro-Sul têm maximizado a produção de anidro, que saltou mais de 42pc na segunda quinzena de agosto para 941.000m³, em comparação a 661.000m³ no mesmo período de 2020. O preço do anidro no Centro-Sul subiu 84pc no mesmo período, para uma média mensal de R$3.952/m³ em agosto de 2021, segundo dados da Argus.

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis), que representa mais de 40 mil postos de abastecimento, pediu ao governo a redução da mistura de anidro no início deste ano, argumentando que a safra menor de cana reduziria a oferta do biocombustível.


Related news posts

Argus illuminates the markets by putting a lens on the areas that matter most to you. The market news and commentary we publish reveals vital insights that enable you to make stronger, well-informed decisions. Explore a selection of news stories related to this one.

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more