A empresa brasileira de fertilizantes Heringer retomou as operações em sua unidade misturadora de Rosário do Catete, no estado de Sergipe, no Nordeste do Brasil.
A unidade tem capacidade instalada de 450.000t/ano, mas a empresa não informou quando este total poderá ser atingido.
A Heringer também espera lançar uma unidade em Rio Verde, no estado de Goiás, ainda no terceiro trimestre deste ano. As duas unidades aumentarão a capacidade instalada da empresa para 4,2 milhões de t/ano e a capacidade de armazenamento para 638.000t/ano.
A unidade de Rosário do Catete foi construída em 2005 para abastecer a região Nordeste do Brasil e os estados do Pará e Tocantins, na região Norte. A produção estava suspensa desde janeiro de 2019, já que a Heringer está em processo de recuperação judicial.
O governo de Sergipe concederá benefícios fiscais à Heringer até 2028. Na visão do governo, a retomada da unidade vai gerar cerca de 200 empregos diretos e indiretos.
A participação de mercado da Heringer é equivalente a cerca de 8pc do mercado brasileiro de fertilizantes. As entregas da Heringer em 2020 atingiram 1,3 milhão de t, um aumento de 12pc em relação a 2019. E o consumo de fertilizantes no Brasil atingiu 17,5 milhões de t em 2020, um aumento de 10pc em relação ao ano passado, de acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos, ANDA.

