A colheita da safra de soja 2021-22 atingiu 94,9pc de progresso até o final da semana passada, atrás do ritmo do ano anterior.
A colheita na semana encerrada em 7 de maio estava 1,2 ponto percentual à frente da semana anterior, mas 2,2 pontos atrás da mesma semana de 2021, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A Conab monitora a safra nos 12 maiores estados produtores de soja - Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - que respondem por 97pc da área cultivada em todo o país.
Os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás já terminaram a colheita, com 100pc dos trabalhos concluídos. Os estados do Piauí, Bahia e Paraná também já praticamente completaram a colheita, com o progresso entre 98pc e 99pc.
O Rio Grande do Sul é o estado mais lento, com 74pc da colheita concluída.
Milho
A colheita da primeira safra de milho 2021-22 alcançou 76pc até 7 de maio, aumento de 7,3 pontos percentuais em relação à semana anterior e 6,3 pontos em relação à mesma época do ano anterior.
A Conab monitora os nove maiores estados produtores de milho - Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - que respondem por 92pc da área cultivada em todo o país. São Paulo é o único estado que já concluiu a colheita.
Algodão
A colheita da safra de algodão 2021-22 permaneceu estável. Até 7 de maio, o trabalho totalizou 0,2pc, o mesmo nível da semana anterior e comparado com nenhum avanço no mesmo período do ano passado.
A colheita de algodão em Mato Grosso do Sul avançou para 2pc, ante 1pc na semana anterior. A colheita da Bahia permaneceu em 1pc. Os dois estados são os únicos do país que começaram a colheita até o momento.
A Conab monitora os sete maiores estados produtores de algodão - Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais - que respondem por 98,2pc da área cultivada em todo o país.

