A produtora britânica de fertilizantes Verde AgriTech solicitou autorização à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para construir uma ferrovia no país.
A ferrovia ligará as instalações da empresa nas cidades de São Gotardo e Ibia, em Minas Gerais, à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que transporta cargas pelas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, passando por sete estados e pelo Distrito Federal.
A linha férrea custará cerca de $ 554 milhões e poderá transportar 50 milhões t/ano de produtos à base de potássio, de acordo com a AgriTech.
O pedido de autorização faz parte do programa do governo federal Pró-Trilhos, aprovado em agosto de 2021, que possibilita que a iniciativa privada construa e opere ferrovias, linhas de serviço, depósitos e terminais ferroviários. O objetivo do programa é atrair investimentos do setor privado nas ferrovias.
Uma decisão da ANTT e do Ministério da Infraestrutura é esperada para os próximos meses. Os estudos ambientais e de engenharia começam após as aprovações.

