A distribuidora de gás natural Bahiagás, com atuação na Bahia, fornecerá gás para a Petrobras para a produção de fertilizantes em sua unidade Fafen.
A Bahiagás fornecerá 1,2 milhão de m³/dia de gás por meio de gasodutos para a unidade da Petrobras em Camaçari, na Bahia, informou a Petrobras. O gás permitirá que a empresa produza fertilizantes nitrogenados no local.
O gás natural é utilizado como matéria-prima para a produção de ureia e amônia.
A retomada da produção de fertilizantes na Fafen contribuirá para o aumento da produção nacional, afirmou a Petrobras. "Isso garantirá uma alternativa rentável para o consumo de gás natural produzido no Brasil", disse William França, diretor de processos industriais e produtos da Petrobras.
A Petrobras informou que espera que a unidade inicie suas operações em janeiro, mas não especificou a data de inauguração.
A unidade está na fase final de manutenção e comissionamento, com trabalhos para viabilizar os testes de sistemas e equipamentos.
A unidade produzirá amônia, ureia granulada e Arla 32, produto para controle de emissões de veículos pesados, também conhecido como AdBlue na Europa e DEF nos EUA. Inclui ainda a operação dos terminais marítimos de amônia e ureia no porto de Aratu, na Bahia, para movimentação desses produtos.
As duas unidades de fertilizantes Fafen — a outra fica no estado de Sergipe — têm capacidade combinada de 1,1 milhão de toneladas (t)/ano de fertilizantes e ureia técnica e 900.000t/ano de amônia.
A Fafen, na Bahia, retornou ao controle da Petrobras em abril. A unidade havia sido arrendada para o grupo petroquímico brasileiro Unigel — juntamente com a unidade de Sergipe — mas as operações foram suspensas em 2023 devido aos altos preços do gás.
A Petrobras deve investir mais de R$2,6 bilhões em unidades de fertilizantes e em uma estrutura de apoio a estaleiros, conforme anunciado em outubro.

