A processadora de grãos Caramuru vai dobrar sua capacidade instalada de esmagamento de soja na unidade de Ipameri, em Goiás, para 3.000 t/d.
A empresa investirá R$210 milhões no projeto de expansão, que aumentará a produção de subprodutos como óleo de soja, farelo de soja e biodiesel. A obra deve ser concluída em 2024.
O movimento acontece enquanto o setor espera por um aumento do mandato de mistura do biodiesel no óleo diesel. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) se reunirá em 17 de março, com previsão da presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para definir a mescla para abril. Fontes do Ministério de Minas e Energia (MME) contaram à Argus que o governo está considerando elevar a mescla de 10pc para 12pc.
A Caramuru também está finalizando dois outros projetos que somam investimentos de R$300 milhões: uma usina de farelo de soja em Itumbiara, em Goiás, e uma unidade de glicerina refinada, um subproduto da produção de biodiesel, em Sorriso, no Mato Grosso.

