A produção de cana-de-açúcar para a safra 2023-24 deve crescer 4,4pc, devido às melhorias na produtividade, maior área de produção e condições climáticas mais favoráveis.
A moagem acumulada da nova safra, de 1º de abril de 2023 até 1º de abril de 2024, deverá totalizar 637,1 milhões de t, ante 610,1 milhões de t na temporada anterior, segundo estimativa divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O ciclo 2022-23 foi marcado por condições climáticas adversas no cinturão canavieiro do Centro-Sul, com baixos índices de chuvas e frequentes ondas de frio.
De acordo com a Conab, a área de colheita da cana deverá subir 1,5pc, para 8,3 milhões de hectares (ha). A produtividade pode ter aumento de 3,2pc.
O crescimento de área é justificado, em parte, pela incorporação de áreas que não eram utilizadas para o setor sucroenergético, disse o gerente de acompanhamento de safras da Conab, Fabiano Vasconcellos.
As usinas devem favorecer o açúcar em detrimento do etanol no mix de produção, aponta o levantamento. A agência estatal espera uma alta de 4,7pc na produção do adoçante em relação ao ciclo anterior, para 38,8 milhões de t.
A previsão para a produção do açúcar é explicada por contratos comercializados antecipadamente, pela queda da competitividade do biocombustível frente à gasolina na maioria dos estados e por um mercado externo no qual os principais países concorrentes – como Índia, Tailândia e Austrália – não têm conseguido elevar suas ofertas, segundo a Conab.
Produção de etanol
A produção total de etanol à base de cana-de-açúcar é esperada em 27,53 milhões de m³, com avanço de 0,6pc em relação à safra passada. O anidro deve crescer 1,5pc. Para o hidratado, a expectativa é uma queda de 0,1pc na base anual.
O etanol à base de milho deve somar uma alta de 42pc, atingindo 5,63 milhões de m³ - 3,2 milhões de m³ para o anidro e 2,43 milhões de m³ para o hidratado. Os estados do Centro-Sul correspondem por mais de 99pc desta produção. O Mato Grosso pode, sozinho, processar 4,2 milhões de m³ na safra de 2023-24.

