A montadora japonesa Toyota começou a testar um novo carro compacto híbrido flex no Brasil, que funciona tanto com gasolina e etanol quanto com seu motor elétrico.
A montadora informou que os primeiros testes usando etanol com a tecnologia híbrida plug-in têm sido "promissores". O modelo de veículo utilizado foi um Toyota RAV4 Plug-in.
"A indústria vem olhando cada vez com mais atenção aos benefícios do uso do etanol, o que é muito positivo, ainda mais quando combinado com a eletrificação", afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
"O híbrido plug-in flex combina o melhor de dois mundos: elétrico com zero emissões para viagens urbanas diárias e combustão com baixas emissões para longas distâncias", ele defende.
Em abril, a Toyota revelou um investimento de R$1,7 bilhão para expandir a produção em sua fábrica de Sorocaba, em São Paulo. Parte do investimento – cerca de R$1 bilhão – virá de créditos fiscais que a Toyota tinha com o Estado.
O carro montado na fábrica será vendido em 22 países da América Latina, segundo a empresa.
A montadora japonesa tem apostado alto no segmento no Brasil, onde a maioria dos carros pode funcionar apenas com etanol hidratado ou com uma mistura de gasolina com 27pc de etanol anidro.
Entretanto, a controvérsia na indústria automotiva sobre qual caminho o país deveria seguir – hibridização ou eletrificação total – está longe de terminar.
Algumas montadoras defendem um modelo de transição baseado no veículo híbrido como a solução adequada para a maioria dos motoristas, no médio prazo, deixando a eletrificação da frota para o futuro.
Outros afirmam que o Brasil pode entrar tardiamente no mercado de veículos elétricos e corre o risco de perder vantagem estratégica se não entrar em ação logo.
Para a Toyota, o veículo híbrido plug-in flex fuel é a opção mais econômica e acessível para descarbonização no país.
As rivais Stellantis e Volkswagen também estão investindo em soluções semelhantes, aliadas ao etanol, contrariando as americanas General Motors e Ford, que se concentraram em modelos totalmente elétricos.

