Generic Hero BannerGeneric Hero Banner
Latest market news

São Martinho vai produzir biometano na usina Santa Cruz

  • Märkte: Biofuels, Natural gas
  • 31.10.23

A empresa sucroalcooleira São Martinho planeja construir uma planta de biometano anexa à usina de cana-de-açúcar Santa Cruz, em Américo Brasiliense, no interior de São Paulo.

A companhia investirá R$250 milhões na unidade, que deve produzir 15,6 milhões de Nm³ de biometano por safra a partir da vinhaça, um subproduto da produção de etanol, gerado durante a safra de cana-de-açúcar. A planta também vai gerar créditos de descarbonização (Cbios) com a operação.

Nm³, ou metro cúbico normal, é o padrão usado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para projetos de biometano.

A São Martinho prevê o início da operação da usina de biometano na segunda metade de 2025, com estimativa de capacidade total até a temporada de 2026-27.

A ANP já autorizou seis plantas de biometano, adicionando cerca de 467.230 Nm³/d à capacidade do país. Outras 11 unidades aguardam aprovação.

Usina Santa Cruz

A Santa Cruz possui capacidade de moagem de, aproximadamente, 5,6 milhões de t/safra, de acordo com a São Martinho.

No início do mês, a unidade recebeu a Certificação Internacional em Sustentabilidade e Carbono (ISCC, na sigla em inglês) Corsia Plus, que comprova que seu etanol à base de cana-de-açúcar está de acordo com exigências internacionais para produção de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês).

A usina também possui o certificado ISCC EU, que reconhece o cumprimento dos requisitos legais para os critérios de sustentabilidade e redução de emissões de gases de efeito estufa para combustíveis sustentáveis, definidos pela Diretiva de Energias Renováveis da União Europeia (RED II, na sigla em inglês).


Teilen
Generic Hero Banner

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more