Generic Hero BannerGeneric Hero Banner
Latest Market News

Diesel: Diferencial com Nymex deve diminuir

  • Spanish Market: Oil products
  • 28/12/18

O recente descolamento entre os preços referências de diesel divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e os contratos futuros do combustível negociado na bolsa de Nova York tem trazido certa instabilidade para a formulação de estratégias de hedging nas últimas semanas, de acordo com participantes de mercado.

A maioria das negociações de cargas importadas de diesel no mercado spot segue os contratos futuros de HO (heating oil, na terminologia em inglês) na bolsa de Nova York como base para precificação. A escolha destes contratos acontece em função da ampla liquidez e da diversidade de derivativos disponíveis para atenuar a exposição ao risco .

Principal fator de volatilidade, o chamado cash differential – que mede a diferença de preços entre o contrato futuro de diesel em Nova York e os valores do mercado físico no Golfo Americano - atingiu -11,2 centavos por galão (¢/USG) em 20 de dezembro, a maior amplitude em três anos, por conta de uma série de razões que normalmente levam a este distanciamento nesta época do ano. A expectativa, no entanto, é que haja uma redução deste diferencial no início de 2019.

Entre os motivos que pautam o descolamento entre os mercados futuros e físico do diesel está a superoferta no Golfo Americano alinhada à menor disposição de produto no Nordeste dos Estados Unidos, em meio ao aumento da demanda por óleo de calefação durante o inverno no hemisfério norte. Este desequilíbrio implica maior procura por transporte, o que consequentemente alavanca os custos de deslocamento via navios e através do oleoduto Colonial, responsáveis por conectar as duas pontas do país. Fontes ouvidas pela Argus também consideram a tentativa de reduzir os estoques de passagem no Golfo para evitar cobrança de impostos por parte do governo norte-americano na virada do ano.

A elevação do custo médio da meta volumétrica obrigatória de renováveis (RVO, na sigla em inglês) para 3,31¢/USG no dia 14 de dezembro, maior nível nos últimos cinco meses, é outro fator a ser contabilizado na ampliação do cash differential. O RVO é embutido nos preço dos contratos físicos de Nova York, mas não exigido em cargas para exportação. Os valores mais baixos de diesel e gasolina tem desestimulado a mescla de biocombustíveis nos EUA, o que impulsionou a alta do RVO.

No Brasil, os preços de paridade internacional usados pela ANP para o programa de subvenção ao diesel importado tem apresentado variações expressivas, inclusive por conta do maior custo de frete marítimo. Os valores do transporte a partir do Golfo Americano praticamente dobraram de setembro a dezembro, o que mitigou o descolamento entre o custo do diesel entregue nos portos brasileiros e as cotações do produto na bolsa de Nova York. No entanto, uma correção nos custos de transporte observada nas duas últimas semanas fez com que essas referências divergissem ainda mais.

"A vida dos traders em 2019 será ainda mais difícil. Embora esse descolamento nos prejudique, o programa de subvenção ao diesel [que termina em 31 de dezembro] possui uma fórmula bem definida e traz previsibilidade. Sem isso, ficamos muito no escuro e cada um terá uma estratégia diferente", disse um representante de uma distribuidora.

Entre Nymex ULSD e cargas fob Golfo Americano ¢/USG

Meta volumétrica obrigatória de renováveis (RVO) ¢/USG

Frete marítimo entre Golfo Américano e Brasil, Argentina $/t

Generic Hero Banner

Business intelligence reports

Get concise, trustworthy and unbiased analysis of the latest trends and developments in oil and energy markets. These reports are specially created for decision makers who don’t have time to track markets day-by-day, minute-by-minute.

Learn more