Os sócios-fundadores da distribuidora de combustíveis Rodoil, Roberto Tonietto e Idiomar Zanella, recompraram hoje a fatia de 50pc das ações da empresa que pertenciam à trading suíça Vitol.
Em comunicado, Jorge Santos Silva, diretor de investimentos da Vitol, disse que a trading acredita no mercado de energia brasileiro e que está ansioso para investir em novos empreendimentos.
A transação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A multinacional sediada em Genebra tornou-se acionista da Rodoil em outubro de 2018. A distribuidora de combustíveis gaúcha é a quarta maior da região Sul, com participação de mercado de 3pc no volume de combustíveis vendido.
A aquisição da Vitol aconteceu em meio a uma série de investimentos de empresas estrangeiras no Brasil desde 2016, marcando a abertura do mercado de refino, transporte e distribuição.
A abertura deste mercado no país atrasou em relação ao cronograma inicial porque a pandemia de Covid-19 congelou os projetos de desinvestimentos da Petrobras.
O plano da estatal era vender metade da sua capacidade de refino até o fim de 2021. No mês passado, a trading suíça Mercuria encerrou suas operações no Brasil.

