O plantio de soja 2021-22 no Brasil atingiu 79pc da área projetada para ser semeada até 13 de novembro.
O plantio de soja avançou 11,9pp em relação à semana anterior, de acordo com a Companhia Nacinal de Abastecimento (Conab). O ritmo de plantio está 10,2pp à frente do mesmo período do ano passado.
A Conab monitora a safra nos 12 maiores estados produtores de soja, que respondem por 97pc da área cultivada em todo o país: Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Paraná e Mato Grosso são os estados mais avançados e praticamente completaram o plantio, enquanto o Rio Grande do Sul tem o ritmo mais lento, com 29pc, de acordo com a Conab.
Milho
O plantio da primeira safra de milho 2021-22 atingiu 64pc, aumento de 9,6pp em relação à semana anterior e de 8pp ante os níveis do ano passado.
A Conab monitora os nove maiores estados produtores, que respondem por 92pc da área cultivada em todo o país: Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Trigo
A colheita do trigo atingiu 83pc, ante 96pc na mesma semana do ano passado. A colheita de trigo avançou 14,2pp em relação à semana anterior.
A Conab monitora os sete principais estados produtores de trigo: Goiás, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Eles respondem por 98,5pc da área cultivada no Brasil.

