O Brasil concluiu a segunda semana de colheita da primeira safra de milho 2021-22 ficando acima dos níveis do ano anterior, com 3pc da área até 8 de janeiro, 1,5 ponto percentual acima da semana anterior e 0,9 pontos à frente da mesma época um ano antes.
A Conab monitora os nove maiores estados produtores, que respondem por 92pc da área cultivada em todo o país: Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A colheita já iniciou no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com 13pc e 4,3pc das áreas colhidas, respectivamente.
A Conab também revisou os números sobre a colheita no Paraná. Na semana anterior, a companhia informou que a colheita já havia começado no estado. Mas esta semana a Conab corrigiu a informação, dizendo que o trabalho ainda não começou.
O plantio da primeira safra de milho atingiu 92pc, um aumento de 2 pontos em relação à semana anterior e 0,1 ponto à frente dos níveis do ano anterior. O plantio está completo em quatro estados: Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
Soja
O plantio de soja no Brasil em 2021-22 atingiu 98,8pc da área projetada para ser semeada. O plantio de soja aumentou 0,6 pontos em relação à semana anterior, mas ficou 0,7 pontos atrás do ritmo observado nesta mesma época no ano passado, de acordo com a Conab.
A Conab monitora a safra nos 12 maiores estados produtores de soja, que representam 97pc da área semeada em todo o país: Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O plantio está praticamente concluído em 10 estados, variando de 97pc a 100pc. Os estados do Rio Grande do Sul e Maranhão têm o ritmo mais lento, com 94pc e 92pc das áreas colhidas, respectivamente.
Algodão
O plantio do algodão para 2021-22 atingiu 35,5pc da área projetada, um aumento de 8,4 pontos em relação à semana anterior e 4,1 pontos acima dos níveis do ano anterior.
A produção esperada de fibra de algodão é de 2,6 milhões de t. A Conab monitora os sete maiores estados produtores, que respondem por 98,2pc da área cultivada em todo o país: Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais.

