A colheita da safra brasileira de soja 2021-22 atingiu 93,9pc de progresso até o final da semana passada, atrás do ritmo do ano anterior.
A colheita na semana encerrada em 30 de abril estava 3,1 pontos percentuais à frente da semana anterior, mas 1,7 ponto atrás da mesma semana de 2021, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A Conab monitora a safra nos 12 maiores estados produtores de soja - Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - que respondem por 97pc da área cultivada em todo o país.
Os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás já terminaram a colheita, com 100pc dos trabalhos concluídos.
A colheita nos estados do Piauí, Bahia e Paraná também está praticamente completa, com progresso entre 98pc e 99pc.
O Rio Grande do Sul é o estado mais lento, com 68pc da colheita concluída.
Milho
A colheita da primeira safra de milho da temporada 2021-22 alcançou 68,7pc da área plantada até 30 de abril, um aumento de 3 pontos percentuais em relação à semana anterior e 2,7 pontos à frente da mesma época um ano antes.
A Conab monitora os nove maiores estados produtores de milho - Maranhão, Piauí, Bahia, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - que respondem por 92pc da área cultivada em todo o país. São Paulo é o único estado que já concluiu a colheita.
Algodão
A semana também foi marcada pelo início da colheita da safra de algodão 2021-22. Até 30 de abril, o trabalho totalizou 0,2pc, em comparação com nenhum avanço no mesmo período do ano passado.
Mato Grosso do Sul e Bahia foram os únicos a iniciar a colheita, ambos com 1pc de progresso.
A Conab monitora os sete maiores estados produtores de algodão - Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais - que respondem por 98,2pc da área cultivada em todo o país.

