A soja brasileira começou a ser comercializada com desconto em relação à Bolsa de Chicago (CBOT) na sexta-feira pela primeira vez após 20 meses de prêmios.
As ofertas de compra estão indicando um desconto de 5 centavos de dólar por bushel (¢/bu) para o vencimento em março no paper market de Paranaguá, conforme os diferenciais portuários atuaram para corrigir a alta nos preços da soja registrada na CBOT hoje.
A colheita da safra de soja 2022-23 do Brasil está avançando e as expectativas de uma produção recorde - mais de 152 milhões de t - parecem estar se tornando realidade. Participantes de mercado dizem que o retorno das chuvas no Rio Grande do Sul, o único estado que enfrenta seca e baixa produtividade, está descartando a chance de novos cortes nas estimativas e colocando pressão para baixo nos prêmios.
O movimento no paper market tem sido forte, já que o equivalente a 150.000t de soja foram comercializados na sexta-feira. Um dos 15 negócios ouvidos - nem todos confirmados - foi fechado para março, com desconto de 1¢/bu para a CBOT. Valores negativos não eram vistos desde o início de junho de 2021.
A razão para a mudança de um prêmio para um desconto para o vencimento em março foi o avanço das vendas pelos agricultores e a demanda chinesa inferior ao esperado esta semana, disse Flavio Almeida, sócio e diretor da ACI no Brasil. Agricultores venderam mais de 5 milhões de t na semana, segundo Almeida, e a demanda não acompanhou. Portanto, a única coisa que resta para o paper market é atuar como uma ferramenta de proteção para as tradings.
A soja brasileira continua a ter prêmio para Chicago para os outros vencimentos, de abril a julho, mas os níveis também caíram significativamente.

